Layout de restaurante: saiba o que é e conheça 5 dicas essenciais para fazer o seu

Sistema de Gestão Empresarial

Layout de restaurante: saiba o que é e conheça 5 dicas essenciais para fazer o seu

28 de abril de 2022 BeeFood 0

Você sabe o que é um layout de restaurante e qual o impacto disso no seu negócio?

Não importa o tipo nem a localização, todo restaurante possui um layout básico que inclui algumas áreas comuns como a entrada, a cozinha e os banheiros, além das áreas principais como bar e salão de jantar.

Prestar atenção em todos os espaços do restaurante ajuda a produzir uma experiência positiva para o cliente, por isso é preciso entender os hábitos e comportamentos deles (e também da sua equipe) para elaborar o layout do seu restaurante de maneira eficiente e atendê-los de maneira satisfatória e eficaz.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de layout para restaurantes que vão ajudar você a planejar melhor seu ambiente para ter um bom fluxo de pessoas.

sistema integrado ao ifood ubereats cardápio digital

O que é layout para restaurantes?

O layout nada mais é do que toda a organização dos móveis, objetos e o projeto de arquitetura realizados no espaço físico do seu restaurante. Esse trabalho é determinado pela planta baixa, o desenho em escala que representa o ambiente do seu negócio.

O layout de restaurante é importante porque ajuda na estruturação dos espaços disponíveis para que você possa aproveitá-los de maneira funcional e melhorar também a movimentação de pessoas em cada ambiente, levando em consideração as necessidades de seus clientes e facilitando o trabalho de toda a sua equipe. Além, claro, de ser um atrativo!

Imagem 1: Exemplo de layout de restaurante.

5 dicas de como fazer layout para restaurante

1 – Planeje o layout de acordo com o conceito do seu restaurante

Primeira e mais importante dica: conheça o seu público-alvo, pois o conceito de um restaurante, bar, lanchonete ou qualquer outro negócio deve ser pensado para conectar-se com o cliente.

Por isso, na hora de desenvolver o layout para restaurante e organizá-lo, procure entender os hábitos de seus consumidores, comportamentos e qual a melhor maneira de acomodá-los confortavelmente em seu espaço.

2 – Cuide da entrada do restaurante

O bar ou o ambiente onde seus clientes se sentam para comer ou beber são os pontos principais de um restaurante, mas quando se trata de atrair novos fregueses a área de entrada pode ser tão importante quanto o interior.

Dependendo do tipo de restaurante, você pode utilizar sinalizações, música, iluminação, toldos e flores para criar uma entrada atrativa.

Afinal de contas, esse é o primeiro lugar que os consumidores têm contato.

3 – Fique atento às áreas problemáticas

Algumas áreas são mais “problemáticas” e costumam ser evitadas pelos clientes, como as mesas mais próximas à entrada, cozinha e banheiros.

Isso acontece porque esses espaços costumam ter um fluxo maior de pessoas, com excesso de ruídos e até mesmo cheiro desagradável.

Uma forma de resolver essas questões através do layout de restaurante é colocando a área dos garçons nesses locais, em vez de mesas para os clientes, ou utilizar mobiliário decorativo, plantas ou divisórias para separar essas áreas do restante do salão.

Imagem 2: Exemplo de layout de restaurante.

4 – Planeje a cozinha

Embora a maioria das cozinhas comerciais não sejam abertas para o público, o layout dessa área é tão importante quanto o layout do salão principal.

O tamanho da cozinha e o tipo de comida que você serve vão determinar os equipamentos que você precisará comprar, o design da sua cozinha e, principalmente, a capacidade de seus funcionários trabalharem de maneira otimizada.

Afinal, quanto mais organizada for a cozinha, melhor será a capacidade de produção. Por isso ela também merece uma atenção especial no desenvolvimento do layout de restaurantes. 

5 – Invista em conforto e comodidade em seu salão principal

A organização do seu salão não apenas cria o clima no seu restaurante. Ele também afeta o modo como sua equipe trabalha, assim como o conforto do cliente e a experiência de comer fora.

Para organizá-lo pensando em todo o layout de restaurante, crie um ambiente de acordo com o estilo do seu estabelecimento. Essa etapa é essencial para fortalecer o clima do local e transmitir o caráter do negócio.

Um restaurante familiar tem uma ambientação diferente de um estabelecimento mais moderno e com clientes jovens, por exemplo.

As luzes serão mais intimistas? A música será gravada ou ao vivo? Com banda ou somente voz e violão? Qual estilo e qual o volume adequado? A decoração será mais clássica ou descolada?

Leve em conta tudo o que ajuda a criar o clima do local e a fixar sua marca na cabeça dos clientes.

Escolha um Sistema à altura do seu restaurante

O sistema de gestão utilizado em seu restaurante também faz parte da experiência do cliente e de toda a sua equipe.

Tendo um sistema de gestão capaz de atender todas as necessidades do seu negócio, você conseguirá recepcionar os clientes com mais eficiência e seus colaboradores entregarão um resultado mais significativo durante toda a jornada de trabalho.

O BeeFood é um sistema de gestão para restaurantes que atende pequenos e médios negócios desde o primeiro contato com o cliente até o fechamento de caixa e controle de estoque.

Comece hoje mesmo a utilizar o BeeFood e conheça na prática os diferentes benefícios que esse sistema de gestão proporciona para o seu restaurante.

Clique aqui e fale agora com um de nossos especialistas. 

Comentários do Facebook

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Precisa de ajuda?
Quero conhecer mais sobre o BeeFood!