Mas afinal, como precificar o seu produto e por que isso é tão importante?

Sistema de Gestão Empresarial

Mas afinal, como precificar o seu produto e por que isso é tão importante?

19 de novembro de 2021 Sem categoria 0

Vamos começar este artigo fazendo uma pergunta simples: você sabe o que é precificação? Não importa se a resposta é sim ou não, este texto é para você.

Nós sabemos que, na teoria, o termo precificação tem um significado bem simples que é determinar o preço de um produto, ou seja, quanto o seu cliente pagará por aquilo que você vende. Porém, na prática, esse processo – que deveria ser algo fácil – acaba se tornando muito mais complexo no mundo dos negócios.

Se você administra um restaurante, uma pizzaria ou lanchonete, sabe exatamente do que estamos falando.

Muitos gerentes acabam apostando no “chute”, definindo o preço de cada produto sem pensar na saúde financeira do negócio, apenas estabelecendo um valor que eles acham interessante ou correto. Como isso não representa um cálculo verdadeiro, pode trazer prejuízo financeiro (com um valor muito abaixo do essencial) ou espantar os clientes (com um valor muito acima).

sistema integrado ao ifood ubereats cardápio digital

Por que é importante todo esse cuidado na hora de precificar?

Não importa se nós estamos falando de vendas online realizadas através dos aplicativos de delivery como iFood, Uber Eats, DeliveryMuch, AiQFome, ou se estamos falando de vendas realizadas direto em seu pdv, essa prática de estabelecer de maneira coerente os preços dos diversos pratos e bebidas que o seu negócio oferece é importante para gerenciar os gastos e obter lucro a curto e longo prazo.

Quais fatores afetam o preço do cardápio?

A precificação de produtos é uma ação que exige cuidado, especialmente porque um cardápio bem elaborado também é um diferencial perante a concorrência. Por isso alguns fatores precisam ser levados em consideração. Entre os mais importantes estão:

Custos de insumos

Mão de obra

Perfil dos clientes

Concorrência

Há um método prático para precificar o cardápio?

Você já sabe o que é precificação, já sabe porquê é importante definir com cautela o preço dos produtos que o teu negócio oferece e também já viu alguns fatores que influenciam de maneira direta nesses valores. Mas e agora? Como é que você pode fazer o cálculo disso tudo?

A BeeTech, empresa especialista em sistema de gestão, criou o programa para restaurante BeeFood, pensando justamente nessas e em outras dificuldades que o setor alimentício enfrenta.

O BeeFood tem como principal objetivo otimizar diversos processos gerenciais e administrativos de uma lanchonete, de uma pizzaria, restaurante ou até doceria. Entre todas as soluções que o sistema de gestão BeeFood oferece, está também o de precificação.

Com o sistema de gestão BeeFood você consegue precificar o seu produto de uma maneira fácil e simples, sem ter que ficar criando planilhas ou fazendo cálculos e mais cálculos sem sair do lugar.

Ele possibilita, por exemplo, que você faça a composição de todo o seu produto. Então se você quer vender uma pizza, basta colocar todos os insumos utilizados na produção desse prato que o programa vai sugerir o valor de venda final.

Assim você terá não apenas uma ficha completa com as informações de cada prato ou bebida, mas isso também facilitará muito na hora de você calcular o lucro que deseja vendendo aquele determinado prato.

E para otimizar ainda mais esse processo, a equipe de especialistas do sistema de gestão BeeFood oferece um treinamento em tempo real para que você tire todas as suas dúvidas e seja atendido em todas as etapas de precificação de seus produtos. 

Além de todos esses benefícios, com sistema de gestão BeeFood você também consegue ter um cardápio digital personalizado, trabalhar com os aplicativos de delivery de maneira integrada ao sistema de gestão, ter atendimento automatizado pelo WhatsApp e fazer toda a gestão de estoque e insumos em seu pdv.

Pare de contratar diversos programas com diferentes funções e conheça todas as vantagens que o sistema de gestão BeeFood oferece com um único programa. 

Comentários do Facebook
Open chat
Precisa de ajuda?
Contate agora nosso especialista!